FMJ-Faculdade de Medicina de Jundiaí
Funcionários
Médio (entre 100 e 499 funcionários)
Setor
Saúde Hospitalar / Clínica
Um grupo de jundiaienses ilustres ousou propor a criação de uma Faculdade que promovesse a cidade de Jundiaí e se tornasse motivo de orgulho para seus cidadãos. Encontraram apoio no Prefeito Municipal Prof. Pedro Fávaro, que em 12 de março de 1968 criou a autarquia Faculdade de Medicina de Jundiaí e o primeiro diretor foi iretor o Dr. Jayme Rodrigues, cidadão jundiaiense, cirurgião dos mais conceituados, virtuoso e de caráter irrepreensível
Recebeu colaboração da Prefeitura e dos muitos amigos da cidade e da Faculdade de Medicina da USP, berço de sua formação médica. Trouxe também professores da Escola Paulista de Medicina e da UNICAMP. Na época, eram 60 vagas e convênio com hospitais da cidade, de modo especial o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, para a realização do Internato.
A década atual foi de crescimento acelerado. A Faculdade teve modernizadas as condições de ensino, suas instalações físicas foram melhoradas e ampliadas, com a construção de novo andar no prédio sede, estacionamento confortável, novas salas de aulas, criação de novos cursos de especialização.
Criou-se condições para a pesquisa na própria Faculdade, havendo a implantação do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) para os alunos, e do NAPED (Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Docência) para os professores, além do Fundo de Pesquisa.
A implantação do Hospital Universitário inaugurado em outubro de 2003, sonho antigo que proporcionou a integração da Faculdade com o serviço municipal de saúde
No período mais recente, a pesquisa teve grande avanço, graças aos professores ligados à FAPESP (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), implantando laboratórios de pesquisa e incentivando outros docentes. Além disso, a a Revista Perspectivas Médicas conseguiu indexações importantes, tornando a Faculdade conhecida internacionalmente no meio acadêmico.
A criação da pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico, foi uma consequência, cujo sucesso esta relacionado com a qualidade dos trabalhos produzidos e da constância dos professores orientadores.