COPAGRA - Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense
Funcionários
Grande (acima de 500 funcionários)
Setor
Fabricantes Diversos
O caminho da Copagra começou a ser traçado no início dos anos sessenta, época em que o café era o ouro verde no extremo noroeste do Estado do Paraná, atraindo inúmeros imigrantes de todos os cantos do país. Mas apesar dessa riqueza toda, a precariedade das estradas e o distanciamento das indústrias, prejudicavam a viabilidade econômica das propriedades da região. O problema era agravado com a atuação de intermediários na aquisição da produção agrícola. Inconformados com a situação, em 18 de novembro de 1962, 39 produtores de Nova Londrina, incentivados pelo líder cooperativista, Leonardo Spadini, fundaram a Copagra - Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina.
O primeiro investimento foi a implantação de uma máquina de beneficiamento de café. O ciclo do café impulsionou a agregação de novos associados e proporcionou a expansão da área de ação da Copagra para diversos municípios da região. A cooperativa chegou a receber na época 200 mil sacas de café beneficiado por ano. Solidificava-se a partir disso uma eficiente infra-estrutura para recebimento, benefício, armazenagem e comercialização da produção.
Hoje a Copagra retoma o caminho da prosperidade. A definição das linhas de negócios da cooperativa contempla a cana de açúcar para produção de álcool anidro, álcool hidratado, álcool industrial e futuramente o açúcar mandioca, para a produção de fécula e amidos modificados café, arroz, soja , milho, algodão, leite e laranja. Todas elas alicerçadas pelo fornecimento de insumos agropecuários, assistência técnica, agronômica e veterinária, e, recebimento, armazenagem e comercialização da produção, tendo como enfoque principal o desenvolvimento sustentável da comunidade cooperativada, cujo fundamento doutrinário é a pessoa do homem-associado.