Associação dos Amigos do Petrape
Funcionários
Pequeno (entre 20 e 99 funcionários)
A Associação dos Amigos do PETRAPE é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos que iniciou suas atividades informalmente em 1978, tendo como fundadora a Ir. Maria Eurídice Dourado, filha de Maria Auxiliadora, da Congregação Salesiana. A Entidade foi legalmente reconhecida em 24 de maio de 1983, tendo como principal objetivo a Assistência Social às crianças e aos adolescentes oriundos de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social eou tenham seus direitos violados, dando destaque ao Serviço de Acolhimento Institucional, como preconiza o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente. Atendendo as Normas e Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento o PETRAPE oferece aos atendidos Educação, Cultura, Esporte, Arte, Lazer, Orientação Profissional com intuito da socialização e reintegração familiar e comunitária.
O PETRAPE funciona ininterruptamente, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos, sendo 20 em sistema de Acolhimento determinados pelo judiciário, Vara da Infância e Juventude e 80 em sistema educacional integral. Além da educação formal são realizadas atividades sócio-culturais, esportivas, recreativas e religiosas com as crianças, objetivando inseri-las no ambiente físico e na aquisição de novos conhecimentos proporcionando-lhes a capacidade de tomar consciência da realidade compreendendo que podem interferir sobre ela dando-lhe novos sentidos e assim interferindo positivamente no seu desenvolvimento físico, psíquico e moral.
Para atender determinações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, o PETRAPE adotou uma nova concepção de abrigamento, que pudesse garantir as crianças e adolescentes um espaço acolhedor, agradável, com maior proximidade possível de uma casa, este projeto denominado Casas Lares, reordenou o regimento dessa instituição, e hoje contamos com 02 Casas, atendendo pela faixa etária de idade, LAR 1 meninos de 06 a 10 anos de idade e Casa IRMÃ DOURADO meninos de 11 a 18 anos de idade. Cada casa conta com o apoio de 04 educadores sociais, realizando todas as atividades e orientação de higiene pessoal, auxílio nas tarefas escolares, recreação, alimentação, atividades domésticas, cuidado com os seus pertences, propiciando um ambiente saudável e favorecendo a preservação, o fortalecimento ou a reconstrução dos vínculos com a família por meio de encontros e visitas domiciliares, e preparando estes, gradativamente para o desligamento da entidade e o retorno ao convívio familiar e comunitário .